ForunsBB

Tecnologia Programação e SEO para Webmasters
Data/Hora: 18 mai 2012, 22:22

Os Horários são TMG

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: A Praxe - Qual a vossa opinião?
MensagemEnviado: 12 Oct 2008, 10:20 
Nível 0
Nível 0

Registado: 10 mai 2008, 09:02
Este ano entrei para o Ensino Superior. E, como já é tradição, estou a ser praxado.
A minha experiência tem sido bastante positiva, como aliás acontece com muitos dos meus ex-colegas do secundário que entraram para as Universidades ou para os Institutos Politécnicos.

Todavia, já todos nós ouvimos casos em que a praxe foi longe de mais. Recentemente, houve aquele caso em Santarém, em que uma caloira foi obrigada a mexer em esterco...

...E vocês? Qual é a vossa opinião acerca desta tradição?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado:  

Assunto da Mensagem: Re: A Praxe - Qual a vossa opinião?
MensagemEnviado: 14 Oct 2008, 00:57 
Nível 2
Nível 2

Registado: 06 jun 2004, 10:26
Ora vejamos, analisando a questão verifico em varias paginas, as quais não refiro o nome, ora aqui está:

Citar:
Tipo aquelas tretas de sujar os gajos etc é uma coisa mas por exemplo na universidade da beira interior no ano passado um gajo obrigou um caloiro a andar de trela e não o deixava comer,beber ou ir a wc!! O rapaz não aguntou e foi para o hospital. Outro obrigou um caloiro a lamber um lance de escadas!
Tipo isto não é nem divertido nem faz as pessoas sentirem se bem vindas. São pura e simplesmente anormalidades de pessoas que deixaram de crescer no segundo ciclo. Ainda estou para ver o que me vao fazer a mim

Não creio que levar situações destas ao extremo, seja alguma diversão, não vejo o quanto é divertido por um gajo/a no hospital.

Citar:
Bom, da minha parte, as praxes não levam o meu favor. Penso que é uma forma muito pouco civilizada e educativa para receber os "caloiros".
Por vezes assim o são. Ora vejamos, uma praxe não era tão mal vista caso fosse levada apenas e só até onde o praxado quer, apartir do momento que o praxado não se sente à vontade para não ser praxado desta ou daquela forma, o ritual deveria terminar, pelo menos para aquele inidividuo, não sido depois como acontece em muitos casos, levados ao tribunal de praxes, excluidos, olhados de lado, etc. Penso que isso é mau, muito mau. E não é a questão de ser conservador ou não o ser, penso apenas que muitas das vezes este ritual ultrapassa o limite inconscientemente, e não existe ninguém que seja capaz de deter isto...

Aqui está um boa opinião, relacionado com aquilo que penso. Ou seja, uma praxe deveria ser um ritual de "boas vindas" e não de "Obrigar" a alguem a submeter-se ao ridiculo publico.

Não haver tradição leva quase sempre à má aplicação da praxe, isto é, sem regras e a ultrapassar o limite do razoável. A maioria dos casos que se ouvem e que não devem servir de exemplo, são originados pelos selvagens que fazem as suas próprias regras e que usam a praxe para se armarem.

Eles não sabem o que é uma praxe. É essa má imagem deixada que julgo que faz muita gente reprovar esta, que para mim, é uma boa forma de integrar os recém-chegados (quando bem aplicada e com o consentimento do praxado).

Sempre achei reaccionária a ideia da ritualização das "tradições". A ideia de que as coisas são como são, "porque é da praxe". Quando as tradições nem sequer o são, então, as respectivas práticas são apenas estúpidas.

Imagem alusiva á praxe:
Imagem

Mais uma Imagem alusiva á praxe:
Imagem

A ultima que voz deixo:
Imagem

Visite o canal #WindowsHelp na rede PTnet

Assunto da Mensagem: Re: A Praxe - Qual a vossa opinião?
MensagemEnviado: 25 Oct 2008, 07:55 
Nível 6
Nível 6

Registado: 14 fev 2003, 13:52
Seguramente, eu era anti-praxe se fosse para a universidade.

SL

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG

Tópicos Relacionados
 Tópicos   Autor   Respostas   Exibições   Última Mensagem 
Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. Qual a tua Tribo Urbana?

lexpython

2

1038

25 Oct 2008, 07:56

SlAiD A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. qual o nosso verdadeiro valor?

[ Ir para páginaIr para página: 1, 2 ]

catia pereira

17

957

16 Oct 2004, 19:09

Doug_Fanny A ver últimas Mensagens

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído