Ora vejamos, analisando a questão verifico em varias paginas, as quais não refiro o nome, ora aqui está:
Citar:
Tipo aquelas tretas de sujar os gajos etc é uma coisa mas por exemplo na universidade da beira interior no ano passado um gajo obrigou um caloiro a andar de trela e não o deixava comer,beber ou ir a wc!! O rapaz não aguntou e foi para o hospital. Outro obrigou um caloiro a lamber um lance de escadas!
Tipo isto não é nem divertido nem faz as pessoas sentirem se bem vindas. São pura e simplesmente anormalidades de pessoas que deixaram de crescer no segundo ciclo. Ainda estou para ver o que me vao fazer a mim
Não creio que levar situações destas ao extremo, seja alguma diversão, não vejo o quanto é divertido por um gajo/a no hospital.
Citar:
Bom, da minha parte, as praxes não levam o meu favor. Penso que é uma forma muito pouco civilizada e educativa para receber os "caloiros".
Por vezes assim o são. Ora vejamos, uma praxe não era tão mal vista caso fosse levada apenas e só até onde o praxado quer, apartir do momento que o praxado não se sente à vontade para não ser praxado desta ou daquela forma, o ritual deveria terminar, pelo menos para aquele inidividuo, não sido depois como acontece em muitos casos, levados ao tribunal de praxes, excluidos, olhados de lado, etc. Penso que isso é mau, muito mau. E não é a questão de ser conservador ou não o ser, penso apenas que muitas das vezes este ritual ultrapassa o limite inconscientemente, e não existe ninguém que seja capaz de deter isto...
Aqui está um boa opinião, relacionado com aquilo que penso. Ou seja, uma praxe deveria ser um ritual de "boas vindas" e não de "Obrigar" a alguem a submeter-se ao ridiculo publico.
Não haver tradição leva quase sempre à má aplicação da praxe, isto é, sem regras e a ultrapassar o limite do razoável. A maioria dos casos que se ouvem e que não devem servir de exemplo, são originados pelos selvagens que fazem as suas próprias regras e que usam a praxe para se armarem.
Eles não sabem o que é uma praxe. É essa má imagem deixada que julgo que faz muita gente reprovar esta, que para mim, é uma boa forma de integrar os recém-chegados (quando bem aplicada e com o consentimento do praxado).
Sempre achei reaccionária a ideia da ritualização das "tradições". A ideia de que as coisas são como são, "porque é da praxe". Quando as tradições nem sequer o são, então, as respectivas práticas são apenas estúpidas.Imagem alusiva á praxe:

Mais uma Imagem alusiva á praxe:

A ultima que voz deixo: