Hoje vamos entrevistar o A_V, segundo administrador da TuxSP, ex-PThelper, e dono de uma loja de informática... entre muita outra coisa.
---
[ ForunsBB ] Que idade tens, e ha quanto tempo usas a Internet?
[ A_V ] Já passei dos 20 anos de idade (os 21 vem a caminho). Em termos de Internet desde 1998 / 99, algures por ai
[ ForunsBB ] E o IRC, também é ao desde esse tempo ou foi depois?
[ A_V ] Pouco tempo depois
[ ForunsBB ] É já do conhecimento de algumas pessoas, que saíste do PThelp. Como foi a experiência lá com os outros helpers? E pode-se saber o motivo da saida?
[ A_V ] A experiência dentro do pthelp posso concluir como positiva, fiz muitos amigos lá dentro fui responsável por muita coisa lá dentro, como tudo existe um principio um meio e um fim e quando se começa a discordar dum certo andamento das coisas é a altura ideal para o fim. Tive um principio, tive um meio, e agora o fim da minha historia do pthelp.
[ ForunsBB ] Qual foi o andamento de que discordaste? Foi com uma pessoa em especial ou com o andamento das políticas da team?
[ A_V ] Neste momento a gestão do pthelp chegou a um ponto que cada um puxa a brasa a sua sardinha, sendo que algumas decisões internas penso eu não foram bem discutidas e na minha opinião os lideres actuais do projecto talvez pelos seus motivos profissionais perderam o "fio á meada" da coisa
[ ForunsBB ] Eras lá responsável por que? Site? Bot's?
[ A_V ] Ora bem dentro do a nível de projectos.. fui o criador do Ptcleaner e fazia a gestão do Ushi. Estava também nestes últimos tempos a fazer a manutenção do site publico e do privado (da team) do pthelp. Fui também o criador do sistema de noticias nas página oficial da ptnet que liga as noticias na base de dados do pthelp.
[ ForunsBB ] Sentes que, de algum modo, com a tua saída, os bot's e outras coisas de que eras responsável ficam em desvantagem com a tua saida?
[ A_V ] Eu não diria que ficaram em desvantagem, penso é que as coisas vão demorar mais tempo a ser resolvida porque existem bons substitutos para ocuparem estas minhas "funções".. a questão é que vão ter de mexer em coisas feitas por mim e isto pegar em "sources" feitos por outros é sempre daquelas coisas complicadas :)
[ A_V ] penso que me fiz entender :P
[ ForunsBB ] Claro :P
[ A_V ] o que se vai perder é mesmo alguns projectos novos a nível da pagina que com a minha saida foram por agua abaixo.
[ ForunsBB ] Por falar em páginas...
[ ForunsBB ] Em relação ao teu site AbelVieira.net, fazes algum serviço baseando-te no site?
[ A_V ] Existem ideias para o AbelVieira.net que alias já estão a ser metidas no "notepad" vou pretender fazer do AbelVieira.net um portal.
[ ForunsBB ] Sobre algum assunto em especial?
[ A_V ] Com um Centro de downloads / Fórum / Biblioteca entre outros dentro destas categorias haverá as subcategorias com linguagens de programação PHP/ Java / HTML / C / mIRC Scripting.
[ A_V ] Terá também uma área que fala de mim e outra que apresentará os meus produtos outra ideia a juntar a isto será talvez pacotes de alojamento é uma coisa que está ainda a ser pensada se irei incorporar o não
Vejam a imagem do website dele:
http://213.22.41.70/a_v.JPG
[ ForunsBB ] E a previsão para o lançamento da primeira parte do website é para quando?
[ A_V ] Penso que irá demorar uns bons meses é um projecto pessoal que não tenho pressas para o acabar.
[ ForunsBB ] És Administrador, WebAdmin e das suporte ao cliente na empresa TuxSP. Ao longo da sua evolução, tem tido problemas, mas sempre superáveis. Como classificas a aprendizagem da empresa em relação ao mercado, e nos serviços e inovação que tem vindo a oferecer?
[ A_V ] Ora bem penso que à algumas coisas a corrigir em relação a pergunta: Sou o 2º administrador da tuxSP que actua apenas no caso de ausência do 1º vamos-lhe chamar digamos vice-administrador. Sim sou eu que tenho estado à frente da programação das páginas da tuxSP e quando possível ou é mesmo daquelas coisas que só eu sei responder, sim, dou suporte ao cliente
[ A_V ] Eu não creio que a tuxSP tenha tido muitos problemas teve os problemas iniciais de sustentação no mercado como qualquer outro empresa fora isso não se pode dizer que a tuxSP tenha tido muitos problemas.
[ ForunsBB ] Quais são as coisas onde digamos estás mais "especializado" ou mais á vontade na tuxSP?
[ A_V ] O webhosting sem dúvida alguma
[ A_V ] Eu detesto shells :P
[ ForunsBB ] Achas que não tem utilidade? Ainda no caso do PThelp, o ForunsBB pensa que ou os bot's estão na tuxSP (quando ela cai, os bot's caem) ou no teu PC. Em qualquer um dos casos: detestas shells por um mero comodismo ou não achas que realmente façam falta?
[ A_V ] Alguns dos bot's e página do pthelp estão actualmente alojados na tuxSP sim é uma verdade quanto aos bot's também penso estarem em boas mãos, pelo menos nunca houve muitas queixas por parte da administração do pthelp nesse aspecto.
[ A_V ] O facto de eu detestar as shell's é mais ao nível de trabalho de manutenção que elas dão e a nível de suporte aos clientes. Ha muito cliente a comprar shell's sem saber "o que é uma shell" e obriga-nos que o nosso suporte de cliente sirva de autêntico "manual de instruções" é esse o facto de eu detestar as shell's, não por mim, mas sim pelo trabalho de suporte que elas exigem
[ ForunsBB ] Então na tua opinião as SP's "novas" que são criadas e por vezes não são sequer abertas, não tem qualquer futuro, pelo facto de não terem clientes para compensar o trabalho?
[ A_V ] Pessoalmente acho que estão abrir-se SP's a mais... quantas SP's se abriram nos últimos meses? e quantas imediatamente fecharam? e porque? Porque simplesmente não há neste momento mercado de clientes para sustentar toda elas e depois SP's tem um bocado que se lhe diga se ha preços baixos ou muito baixos é perigoso é o nível da qualidade dos serviços prestados e o caso de haver uma despesa inesperada entre outros por outro lado se um SP se aguenta e tem serviços de qualidade tem que haver o preço que pague isso é o que eu considero o preço justo!
[ A_V ] Agora assistimos nos últimos meses coisas do género que foi pessoas e muitas delas menores a abrir SP's totalmente clandestinas porque tinham uns trocos a mais no bolso e lá alugaram uma máquina. Para mim e na minha opinião este tipo de SP's abertas assim, em cima do joelho, não tem qualquer futuro.
[ ForunsBB ] A TuxSP patrocina actualmente o Da-lhe Gas, um programa da SIC. Isso deu-vos mais clientes?
[ A_V ] Não queria falar em termos se deu ou não deu, uma coisa penso que ficou assente, é que a TuxSP é uma empresa com credibilidade e não é uma "brincadeira" de meia dúzia de gajos. A TuxSP é uma empresa totalmente legal e que está aqui para vingar e durar.
[ A_V ] E a prova do programa ser patrocinado por nos penso que é uma prova disso mesmo
[ ForunsBB ] Então o que pensar fazer no futuro? Estudar, trabalhar (por conta de outro, conta própria)...?
[ A_V ] Neste momento faço as duas coisas. Estou a tentar acabar por desmazelo meu a 4 anos o 12º ano faço conta do acabar este ano, seguidamente Engenharia de Informática e Comunicações. E sou actualmente dono de uma loja de informática.
[ ForunsBB ] Fazendo um resumo da rede: o que pensas do #PThelp, da PTnet e das políticas por eles aplicadas?
[ A_V ] O #PThelp penso que está um bocado adormecido até pelo que referenciei antes sobre um certo afastamento dos lideres da mesma team, também é uma verdade que a procura pela parte dos utilizadores diminuiu bastante desde que está disponibilizada muita ajuda online tanto na página do PThelp como da PTnet. Quanto a PTnet, sabemos que está longe de estar perfeita entretanto sei que vão entrar em vigor novas medidas para escolha de ircop's linkagem de servidores e até uma suposta revisão dos operadores da rede e estou confiante nessas medidas para que as coisas fiquem alinhadas.
Então boa sorte para a tua vida =)