ForunsBB

Tecnologia Programação e SEO para Webmasters
Data/Hora: 21 mai 2012, 19:25

Os Horários são TMG

Regras do Fórum

Apenas Tutoriais de Windows da sua autoria. Notícias e perguntas serão apagadas.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 41 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Como criar um servidor de SMTP
MensagemEnviado: 27 nov 2004, 19:11 
Nível 6
Nível 6

Registado: 14 fev 2003, 13:52
Um SMTP server substitui o vulgar smtp.netcabo.pt ou outros endereços do vosso ISP.

O que tem de melhor? Bom... imagina que queres enviar 200 e-mails, mas o teu ISP só deixa enviar 100 de uma vez? Ao usares este programa, as limitações de envio não existem. Existem também outras coisas com que se podem aproveitar estes programas, tais como:
- envio de e-mails via fórum sem passar pelo smtp do servidor
- envio de spam (não recomendo esta opção...)
- etc etc.

Ora, o programa que eu recomendo é Shareware, contudo, o serial pode ser encontrado facilmente. Vamos então ao site oficial: http://www.qksoft.com/qk-smtp-server/
Lá clicamos em free download, ou podemos sacar directamente neste link: http://www.qksoft.com/qk-smtp-server/smtpserver.exe

O download vai acabar, e em breve vamos passar a configuração:

Imagem

Basicamente este programa é como todos os do Windows: next > next > next > finish.
Até aqui é tudo assim:
Imagem

Agora depois de instalarmos, vamos corre-lo:

Imagem

Em seguida teremos que escolher entre registar (é preciso a serial), continuar ou saber como registar. Agora, escolhemos a opção continuar.
Imagem

Vai-nos aparecer uma caixa semelhante a esta:
Imagem
Devemos ter a opção "Show tips on startup" desactivada, porque torna-se chato.

Em seguida clicamos em Close, e vamos á configuração.

O programa é apresentado com duas partes: uma amarela, onde tem os e-mails enviados e as configurações/ligações efectuadas, e outra com ícones de configuração. Carregando no ícone Settings ou indo a este menu, vamos explicar como funciona o programa e como o configurar.
Imagem

Agora vamos passar á configuração do servidor:
Imagem

Aba Program Settings
Nesta aba não ha muito para explicar. Devemos ter em atenção as nossas necessidades, nomeadamente em 'Auto run at Windows startup', se queremos um servidor sempre ligado ou não. Também em 'Minimize to system tray' deve estar seleccionado, para não termos mais uma janela aberta. Podemos assim abrir o servidor clicando no ícone do tray (normalmente no canto inferior direito).

Aba Basic Parameter
No server, send e hostname não devem mudar nada, a menos que saibam o que estão a fazer. Se mudarem por engano, cliquem em 'Defaut settings'.
Nas mensagens falhadas (em 'For failed delivery') devemos ter seleccionada a opção 'Send notifying messege back when failed' para a pessoa que enviou, porque assim nunca saberíamos se a pessoa a recebeu verdadeiramente.

Aba Users
Esta parte é de auto interpretação. Por defaut não vem nenhuns utilizadores, pelo que mal configurado o servidor pode estar em SMTP Relay (ou seja, aberto para uso público). Deve-se adicionar utilizadores, não sendo aconselháveis nomes como root, admin, adm, administrator, e afins. Também as passwords não devem ser demasiado simples.

Aba Access IP Control
Esta é a mais importante de todas, mas de fácil compreensão. No Start e End, damos o acesso (Access), e adicionamos uma regra. Na tabela de cima podemos ver as regras já aplicadas, tendo á direita um menu para as desactivar.

Aba Advanced Parameter
No 'Delivery Mens' devemos seleccionar a última opção, por uma razão muito simples: por vezes as ligações dial-up ou mesmo outras, estão na chamada "blacklist" de alguns servidores de e-mail, e determinadas ranges de IP's também. Esta medida muitas das vezes evita o spam. Para isso, existem servidores alternativos. A terceira opção da isso mesmo.

Caso queira registar o programa, com uma serial que pode ser obtida em qualquer lugar, pode faze-lo no menu help, como mostra a imagem:
Imagem

Bom, parece-me que este tutorial está bem explicado, e aguardo comentários sobre ele ;)

Sem mais;
Rui Cruz a.k.a. Join / SlAiD
mailto:ruicruz@ForunsBB.com

Editado pela última vez por SlAiD em 27 nov 2004, 19:27, num total de 3 vezes.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado:  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 27 nov 2004, 19:20 
Nice SlAiD. 8)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 27 nov 2004, 21:40 
Nível 0
Nível 0

Registado: 20 mai 2004, 20:52
Boas,

Há já algum tempo optei por essa alternativa, "correr" um servidor smtp no meu pc. Vou deixar aqui um relato das minhas aventuras e conclusões, para quem esteja interessado em implementar esta solução.
Numa primeira fase dediquei-me a experimentar as soluções disponíveis, com o principal objectivo de conseguir uma solução segura, fiável, preferencialmente "free" e já agora que me agradasse. Comecei por constatar que não há muitos programas que cumpram estes requisitos, principalmente o serem (realmente) gratuitos e seguros.
A questão da segurança tem principalmente a ver com o impedir a utilização por terceiros dos "préstimos" do servidor. Durante a fase de experiências pude constatar por experiência própria que existe uma imensidão de "amigos" cheios de vontade de o fazer. O exemplo mais assombroso foi uma tentativa de alguém encaminhar cerca de 33.000 mails pelo servidor que tinha na altura a correr e que felizmente não foi bem sucedida.
Após esse episódio o questão da segurança tornou-se para mim o ponto principal e levou-me a descartar programas "girinhos" que nesse aspecto não me ofereciam grandes garantias.
Acabei por descobrir a solução que ainda uso quando experimentei o Mercury Mail, um completo servidor de mail "freeware", do mesmo autor do Pegasus Mail (http://www.pmail.com)
Este programa tem a vantagem de ser construído em blocos ou módulos e oferece-nos a possibilidade de, graças ao seu fabuloso assistente de instalação, seleccionarmos os módulos que pretendemos utilizar.
Neste caso instalei apenas os módulos necessários para o objectivo em causa que são 3:
- O módulo principal o "smtp core module", obrigatório para o serviço smtp
- O módulo servidor smtp, que irá "receber" os mails enviados a partir do nosso programa cliente de mail.
- O módulo cliente smtp, que faz a entrega desses mail's aos respectivos destinatários, ou seja, que "contacta" os servidores dos destinatários (p.ex. da hotmail.com, yahoo.com, netcabo.pt, etc...).

Logo no primeiro contacto agradaram-me sobretudo as possibilidades no plano da segurança oferecidas por este programa. Apresenta tres modos de controle de acesso cada um deles configurável.
Para um utilizador único (uma máquina) ou mesmo no caso de servir uma pequena rede recomendo o chamado modo restrito, o mais "fechado" de todos. Aqui a regra é não permitir o acesso e abrem-se excepções a utilizadores designados. A própria máquina onde corre o servidor (127.0.0.1 ou localhost) terá de constar da lista de utlizadores autorizados, caso contrário nem essa...
O facto é que, com esta configuração, este foi o unico programa que após muitos meses de uso continua "surdo" aos muitos pedidos de "serviço" que continuo a receber.
Portanto: extremamente seguro, 100% "free", robusto e fiável. A interface funciona, mas a estética...isso pelos vistos é palavra que o autor ignora por completo.

Há um ponto fraco que pode vir ao de cima com a implementação duma solução deste tipo (um servidor smtp "pessoal"): o servidor DNS.
Isto é (normalmente) um dos serviços disponibilizados pelo nosso ISP e consiste basicamente na "tradução" dos endereços em forma "humana" para a forma "informática" ( p.ex. de "www.forunsbb.com" para "82.155.1.126")
Principalmente para os tais 200 mails por dia, poderemos rápidamente chegar à conclusão que por um lado o serviço de "tradução" disponibilizado pelo nosso ISP e por outro a forma como o sistema operativo (leia-se windows) trata este assunto leva a que muitos emails "sofram" muito para conseguirem chegar ao seu destino...se lá chegarem.
Mas há muitas soluções para isso, também. No meu caso, instalei um servidor DNS freeware chamado TreeWalk e acabaram-se as confusões por aí.

Após tudo isto resta apenas configurar o cliente de mail (Pegasus Mail, Eudora, Outlook, Thunderbird, etc..). O Mercury "serve" qualquer programa, embora a sua integração com o Pegasus seja naturalmente "instantânea" dado serem da mesma "casa".
Basta definir como servidor smtp o endereço da máquina onde corre o Mercury, sendo que se estivermos a falar do mesmo pc será o tal 127.0.0.1 ou "localhost". A porta será por defeito a 25, mas pode ser alterada para o valor pretendido, devendo naturalmente esse valor ser configurado também no Mercury.
Assim, quando enviamos mensagens estas serão encaminhadas para o Mercury que as coloca numa espécie de "tabuleiro de saída". De tempos a tempos (valor configurável) o módulo cliente de smtp do Mercury procede às entregas das mensagens aos seus respectivos destinatários, "questionando" para tal o servidor dns quanto aos endereços "reais".
Existem ainda muitos parâmetros configuráveis que não referi, como a plossibilidade de impor um limite ao numero de mensagens a enviar em cada ciclo ou num determinado período de tempo. Mas a principal vantagem deste programa é, insisto, a segurança.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 27 nov 2004, 22:08 
Nível 6
Nível 6

Boas noites;

Onde foste buscar a ideia que o "www.forunsbb.com" ere resolvido para "82.155.1.126”, um ADSL Sapo? Se fosse isso, não estavamos tão rápidos. Tou um servidor semi-dedicado :P

Bom, o DNS Server tens razão, mas não totalmente. Podes ao setar os servidores de SMTP Alternativos, colocar o IP e não o hostname. Assim, se por acaso o DNS server do teu ISP estiver down (na netcabo isso é dia sim dia sim :P) podes facilmente enviar os e-mails, se não tiveres a cache desse endereço. Por outro lado, ias poupar apenas 1/2 segundos, o que na prática não é muito.

Neste caso, o freesmtp.rr.nu é o MEU servidor Free para o phpBB e para usres que não tem a funçã sendmail() no seu host activada. Recebo cerca de 200 a 500 e-mails por dia, e eu envio cerca de 30.

Sem mais;
SlAiD

PS: grande testamento :D

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 24 dez 2004, 00:08 
Nível 0
Nível 0

Registado: 25 set 2004, 22:27
Em que parte do programa é que eu configuro os dados como os teus do freesmtp.rr.nu.

Tiveste de inscrever este endereço em algum ládo, desculpa mas não consegui perceber bem esta parte do tutorial.

Podias expecificar um pouco melhor SlaiD

Tks

Boas Festas

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 15 mar 2005, 22:16 
Nível 0
Nível 0

Registado: 14 dez 2004, 02:00
Rui não tem como visualisar as imagens naum?
queria fazer isso mais ainda naum sei fazer sem ver o tuto!
valeu

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 15 mar 2005, 23:05 
Nível 6
Nível 6

Entre em:
http://ruicruz.com.sapo.pt/forunsbb/smtp1.JPG
Até:
http://ruicruz.com.sapo.pt/forunsbb/smtp9.JPG

As imagens estão lá, mas voce como não está em Portugal não consegue ver elas.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 20 mar 2005, 21:19 
Nível 0
Nível 0

Registado: 14 dez 2004, 02:00
Valeu Rui
Obrigado.
Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 17 abr 2005, 23:39 
Nível 0
Nível 0

Registado: 10 abr 2005, 23:20
ABC GAMES

Vou Fazer o Meu

Mais Eu não Sei Usar ????? Alguem Me Diz Ai

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 abr 2005, 00:05 
Nível 6
Nível 6

Está explicado no tutorial.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 41 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Os Horários são TMG

Tópicos Relacionados
 Tópicos   Autor   Respostas   Exibições   Última Mensagem 
Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. Como criar um psyBNC

[ Ir para páginaIr para página: 1, 2 ]

SlAiD

12

1845

24 abr 2005, 20:12

o_portista17 A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. Como criar um ficheiro RSS

jonas_man