ForunsBB

Tecnologia Programação e SEO para Webmasters
Data/Hora: 21 mai 2012, 19:27

Os Horários são TMG

Regras do Fórum

Apenas Tutoriais de Windows da sua autoria. Notícias e perguntas serão apagadas.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Como formatar e instalar Windows Xp
MensagemEnviado: 04 jan 2007, 19:21 
Boas.
Andei a pesquisar e penso que ainda não há cá um tutorial sobre isto.
Isto é algo, que apesar de ser considerado cada vez mais simples, ainda continua a provocar algumas dúvidas.
Por isso aqui fica uma pequena explicação sobre como formatar (entre ou outras formas de formatar).

1 :arrow: Deve assumir logo desde inicio que ao proceder à formatação do seu disco rígido, toda a informação será apagada e será muito dificil recupera-la. Somente ficará no disco rigido os arquivos necessários da inicialização do mesmo.

2 :arrow: Faça backups e/ou cópia de ficheiros (fotos, programas, musica, etc) que considere importante para um dispositivo com memória suficiente para esse backup, ou um cd, ou um dvd, ou até mesmo uma disquete, se vir que o backup não excede os 1.44Mb.

3 :arrow: Ter a certeza de que possui o cd ORIGINAL do Windows Xp e os cd's que possuem os drivers para a motherboard e restante hardware.

4 :arrow: Proximo passo reinicie o pc. Agora, quando aparecer aquelas letrinhas brancas com um fundo preto onde mostra as drives do pc a inicializarem, carregue em DELETE ou DEL. Isso vai dar-lhe acesso à BIOS (para saber o que é a BIOS carregue no seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/BIOS)

Imagem

5 :arrow: Escolha a opção ADVANCED SETUP. Aparecerá a imagem:

Imagem

6 :arrow: Em 1st Boot Device selecione a opção CD-ROM (normalmente muda-se pressionando as teclas Page Up e Page Down).

7 :arrow: Guarde pressionando F10 (na maioria das BIOS) e reinicie o pc.

8 :arrow: Agora quando o pc iniciar e disser para carregar em qualquer tecla para arrancar com o cd (tal como mostra na seguinte imagem), carregue numa qualquer.

Imagem

Logo de seguida aparecerá a seguinte tela:

Imagem

Nota importante: Não instalar nada do que aparecer na parte de baixo do ecrã. Pois vai aparecer a dizer para clicar em determinadas teclas se pretender instalar determinadas funções (Discos SCSI,RAID, etc). Se pretender instalar alguma delas, tenha a CERTEZA que necessita mesmo de instalar essas funções ou então instale apenas na presença de um técnico especializado.

Logo de seguida:

Imagem

Aguarde que ele finalize este processo.

Logo de seguida:

Imagem

9 :arrow: Nesta imagem, clique ENTER para prosseguir com a formatação. E apague todas as partições existentes no disco rigido (caso exista alguma).

Imagem

10 :arrow: Pressione L para apagar a partição:

Imagem

11 :arrow: Carregue em C para criar uma nova partição

Imagem

12 :arrow: Agora escolha como quer formatar. Rápido ou normalmente. Pessoalmente aconselho o normal e o formato NTFS que é o mais rápido e seguro.

Imagem

13 :arrow: Começou a formatação (se escolheu o modo de formatação normal, o processo de formatação poderá demorar EM MÉDIA entre 45min e 1 hora, num disco de 40Gb).

Imagem

14 :arrow: Parabéns. O seu disco rigido foi formatado com sucesso e os novos ficheiros já estão a ser copiados.

Imagem

Imagem

15 :arrow: Agora o pc vai reiniciar. Não retire o cd. Agora vai reiniciar...

Imagem

16 :arrow: Agora, siga as instruções do setup de instalação. A partir deste passo, o próprio setup diz TUDO o que tem de fazer, sem ter se preocupar com mais "nada".

Imagem

17 :arrow: Depois disto ele vai reiniciar outra vez.

Imagem

18 :arrow: Dando, por fim, lugar ao inicio do Windows Xp

Imagem

Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações, pergunte neste tópico.

Tutorial exclusivo de: http://www.gotex.forunsbb.com/forum

Cumprimentos.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado:  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 04 jan 2007, 23:26 
Nível 0
Nível 0

Registado: 04 jan 2007, 20:34
Muito bem, estava a precisar de um tutorial assim ;)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 06 jan 2007, 00:43 
Nível 4
Nível 4

Registado: 15 dez 2004, 01:55
Este é um tutorial basico e muito util, quero desde já tambem chamar a atenção em alguns aspectos do forum que nem todas as bios são iguais, pode aparecer

1º 1St Boot Device de outra maneira, de maneira que é preciso um pouco de atenção

Citar:
Guarde pressionando F10 (na maioria das BIOS) e reinicie o pc.

Atenção que alguns é F12 depende...

"Começou a formatação (se escolheu o modo de formatação normal, o processo de formatação poderá demorar EM MÉDIA entre 45min e 1 hora, num disco de 40Gb). "

Isto é muito subjectivo, porque depende do disco de 40 á discos de 10000 RPM, sata, outras marcas podem demorar mais ou menos, 7200 RPM, não se assustem ao demorar mais um pouco que isso ou até menos.

No passo 15 podem carregar enter para reiniciar ( para ser mais rapido )

Isto tudo são apenas algumas dicas, que se podem acrescentar ao topic o que está escreito pelo ^CONTUMIL^ que está correcto

Parabens pelo tutorial, que pode ser muito util a alguns utilizadores que têem vindo a preguntar no forum sobre o windows, como o "formatar"

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 06 jan 2007, 21:11 
Boas.

Antes de mais agradeço as criticas. Desde que construtivas, são sempre bem vindas.

Contudo LeeB0y, eu sei que em algumas BIOS carrega-se no F12. Por isso mesmo é que eu disse: "...na maioria das BIOS..." . Por isso é que toda a gente, deve consultar o manual da motherboard.

Quanto ao factor do disco levar 45min ou uma hora, eu também não dei certezas disso. Já por isso mesmo é que disse: "...demora EM MÉDIA..."

Quanto ao facto de carregarem em ENTER para reiniciar, sim podem fazê-lo. Contudo, é ACONSELHÁVEL esperar e deixar o computador reiniciar por ele mesmo.

Estes e outros tutoriais essenciais estão disponiveis no meu fórum (link na assinatura).

Cumprimentos.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 09 fev 2007, 22:29 
Nível 3
Nível 3

Registado: 26 mar 2006, 17:25
Tutorial muito bom. Tenho de experimentar usar isso para referência a formatar o pc. :D

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 10 fev 2007, 00:01 
Boas.

SurferBoy por acaso fiz este tutorial para pessoas como tu que já me têm pedido ajuda neste caso.
E como tu já ma pediste, achei que podia fazer um tutorial.
Embora já haja muitos outros parecidos. É só "gloogar" :wink: .

Cumprimentos

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 10 fev 2007, 00:18 
Nível 3
Nível 3

Registado: 26 mar 2006, 17:25
^CONTUMIL^ Escreveu:
Boas.

SurferBoy por acaso fiz este tutorial para pessoas como tu que já me têm pedido ajuda neste caso.
E como tu já ma pediste, achei que podia fazer um tutorial.
Embora já haja muitos outros parecidos. É só "gloogar" :wink: .

Cumprimentos

É uma grande ajuda..

Assunto da Mensagem: Re: Como formatar e instalar Windows Xp
MensagemEnviado: 21 mar 2007, 00:58 
Nível 0
Nível 0

Registado: 21 mar 2007, 00:53
Oh Pá, este tutorial é na verdade bestial. Nunca vi cousa mais clara.
O Brasil saúda os irmãos portugueses.

:D Brenfas456 - Brasil

MensagemEnviado: 18 jun 2007, 19:44 
Nível 0
Nível 0

Registado: 28 abr 2006, 10:41
Boas pessoal, o tutorial está excelente mas eu estou com um problema grave e não estou a conseguir formatar o PC, o meu problema aparece a partir do passo 8, qdo salvo e saio da BIOS em vez de aparecer "press any key to boot from CD" aparece somente "_" a piscar no canto superior direito e com e ecrã todo preto e não passa dali, alguem me ajude por favor que já estou a ficar desesperado, obrigado a todos e fiquem bem.

MensagemEnviado: 18 jun 2007, 22:53 
Nível 6
Nível 6

Registado: 14 fev 2003, 13:52
Bem vindo.
Provavelmente não estás a seleccionar a unidade bem.
Tens a certeza que seleccionaste a correctA?

E mais, Ainda tens algum Windows instalado? Qual? E qual é o que queres instalar?

SL

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG

Tópicos Relacionados
 Tópicos   Autor   Respostas   Exibições   Última Mensagem 
Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. Instalar correctamente o Windows XP

[Mysteryman]

4

1088

03 mai 2005, 18:48

[Mysteryman] A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. Instalar o Windows Vista Clean Install com uma Upgrate...

tomahock

0

1856

01 fev 2007, 15:27

tomahock A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. Como instalar um BNC

SlAiD

0

1097

28 ago 2004, 13:42

SlAiD A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. Como instalar um tcl num eggdrop bot

[ Ir para páginaIr para página: 1, 2 ]

SlAiD

14

2644

09 Oct 2005, 01:36

KarT A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. Como alterar a velocidade da abertura dos menus (Windows XP)

SlAiD

5

1062

30 set 2004, 19:50

sn3ak3r A ver últimas Mensagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído