Hoje vamos entrevistar o Wakko ou o Diogo, como lhe queiram chamar, da banda YellowFone, uma banda de sucesso no Brazil.
Wakko, quem é você e o que faz na vida?
Eu sou o DIogo, baixista e líder da banda Yellow Fone. Já fazem 9 anos que estou na carreira de músico, mas apenas agora estou tendo oportunidade de mostrar o trabalho da banda em rádios e televisão. Mas não vivia, e por enquanto ainda nao vivo, totalmente de musica. Tenho uma produtor audio-visual, onde criamos videos institucionais para empresas como Nestle e Peugeot aqui no Brasil. Possuímos uma ilha de edição de vídeo e um estudio para gravação de jingles e até mesmo bandas, completamente digital. Além disso, tb trabalhamos com criação e desenvolvimento de websites e sistemas automatização interna para alguns clientes especiais.
Onde é que a sua banda está mais presnte no Brazil? Tem mais jovens, gente de meia idade, ou não tem uma faxa etária especifica?
Até o momento, estamos mais forte no sul do Brasil: Rio Grande do Sul, com a radio Pop Rock, que é uma rádio universitária; estamos também nas radios Folha FM de Londrina - Paraná (
http://www.folhafm.com.br) onde, há 2 meses e 1 semana, estamos entre as 10 musicas mais pedidas pelos ouvintes, sendo que há 3 semanas estamos oscilando entre a primeira e a terceira posição; tb estmos tocando na radio Vila Velha FM, de Ponta Grossa, e na 102FM de Cascavel, ambas tb no Paraná. Até a segunda metade do mes de novembro estaremos começando a tocar na 89 FM de São Paulo, e tb na Mix FM, da São Paulo.
Nosso público alvo sao adolescentes entre 14 e 23 anos, mas fazemos musicas que são boas para qualquer pessoa, seja ela uma criança ou uam pessoa de idade.....o que importa é como a musica mexe com a pessoa, como a musica toca a pessoa, e como a musica liberta algumas sensações em cada pessoa que a escuta.
O seu grupo no site http://www.YellowFone.com.br tem todas as músicas online. Vocês tem algum CD vendido? Heh, é que fica um pouco estranho se as músicas podem ser ouvidas online, porque comprar um CD?
Bom, se vc analisar os sites de todas as bandas grandes que existem no mundo, pelo menos 80% deles vao disponibilizar as musicas da banda ou artista para serem ouvidas no site. Algumas bandas deixam o CD completo para ser escutado, outros deixam apenas um trecho de cada musica, outras deixam apenas algumas musicas disponíveis. Nao adianta querer vender um carro se vc nao tem um exemplo para mostrar para os possiveis compradores não é mesmo? Então, a pessoa entra no site, e escuta as musicas. Se ele gostou, ele compra o CD para ouvir no carro, na casa da namorada, na praia, no churrasco, em qualquer lugar.
Outro detalhe importante é que todas as bandas ou artistas que disponibilizam suas musicas em seus sites para serem ouvidas online, colocam essas musicas com uma compressão altíssima, reduzindo assim a qualidade do som. É uma maneira de burlar a pirataria, pois ninguem vai comprar cd pirata com musica de qualidade sonora reduzida,
diferente do original, e tmbé, acaba fazendo a pessoa que escutou a musica procurar o CD original para escutar a musica com toda a qualidade de mixagem e masterização que ela possui.
O preço dos CD's no Brazil é muito caro comparando com a Europa?
Bom, não sei quanto custa em média um CD na Europa. Aqui no Brasil, um CD simples custa entre R$22 e R$28...convertendo em US$, seria algo em torno de US$9,00 a US$12,00. Mas uma coisa é regra em todo lugar do mundo: a loja que vende o CD pro consumidor lucra mais de 100% em cima do valor pelo qual ela pagou à distribuidora ou gravadora do artista/banda. Graças às lojas que vendem os CD´s, é que os preços dos mesmos sao absurdos aqui no Brasil. É justamente isso que impulsiona a pirataria a crescer. Um CD pronto, fechado, selado, para ser colocado à venda na prateleira, custa no maximo US$5,00, e nisso já está incluido todo o investimento com divulgação e produção do CD. Reparem, bem....nao existem lojas que vendem CD´s que sao associados à RIAA ou outro orgao fiscalizador de pirataria na internet., apenas grandes gravadoras, que já perdem para essas grandes lojas, e acabam perdendo para os "piratas".
Então você é a favor da pirataria de música, ou dos sites na Internet onde você paga para ouvir uma música de um CD ou baixar ela?
A favor da pirataria nao, mas dos sites onde vc paga para baixar, como o iTunes, sou a favor. A pirataria só existe pq o proprio mercado cobra caro. Quem estipula os preços dos CD´s nas prateleiras sao as lojas q os vendem; eles comprar da gravadora ou distribuidora por um valor de até 110% menor do que o valor pelo qual eles vendem.....por isso existe a pirataria. Analisando sem condenar ninguem, quem vende CD pirata vende por um preço mais justo do que um lojista. Nao aprovo a pirataria, mas existem meios de tornar os valores dos CD´s nas lojas mais acessíveis ao consumidor final, ao fã da banda.
Você disse que fazia edição de video. O Brasil está acompanhando o progresso que tem nos EUA e outros paises? Estou falando de tecnologia...
Até acompanha. O problema disso, novamente, são valores. Enquanto nos EUA determinado software custa US$40,00 aqui no Brasil ele custa tres vezes mais. Um ilha de edição grafica utilizando o Liquid (que é o mais novo sofware pra edição multimidia) custa quatro vezes mais caro aqui no Brasil do que custa nos EUA. Em termos tecnológicos nao estamos tão atrasados assim, pois temos a tecnologia disponivel.....o problema é o acesso à mesma.
Você é Administrador do site http://www.SuportephpBB.org, commo começou seu gosto pelo phpBB?
Em 2000, se nao me engano, começei participar de um forum estrangeiro que utilizava o o phpBB....foi aí que começei a me interessar. Logo encontrei o Suporte phpBB criado pelo JuniorZ, quando o mesmo ainda utilizava hospedagem gratis da Lycos. Começei a estudar o codigo, a mexer com ele, a dar suporte no forum, e assim foi "crescendo" dentro do Suporte, ajudando o JuniorZ sempre que necessário. Depois de um tempo vieram mais pessoas ajudar, e hoje o SuportephpBB.org é uma referencia nacional na área.
Que projetos você tem para o seu futuro?
Pergunta dificil essa.....no momento meu unico projeto é fazer minha banda crescer como eu quero que cresca....fazer shows para milhares de pessoas, ser reconhecido pela minha musica e peo meu trabalho. Depois que isso aocntecer, eu penso na proxima etapa....hehehehehehe....
Grato pela sua entrevista.
Visitem o site http://www.yellowfone.com.br para conhecer melhor a banda!