Entrevista com Dr. Vitominas, autor do site
http://www.vitominas.com/
Que idade tens, e o que fazes da vida, e qual é o teu nome real?
Como deves compreender, não vou revelar a minha identidade pois desde que iniciei este projecto pessoal que sempre fiz tudo para permanecer anónimo. Não porque tenha algo a esconder, apenas porque quero fazer uma distinção entre o “Dr.Vitominas” e o meu outro eu. O Dr.Vitominas é uma grande parte da minha personalidade, parte essa que adoro encarnar, pois é com ela que tenho liberdade total e não me sinto restringido a dogmas alguns. E é essa parte da minha maneira de ser que quero mostrar ao mundo, mas apenas sobre esse pseudónimo.
Posso apenas adiantar a minha idade, 25 anos de muita punheta!
Porque "Dr. Vitominas"? Tem a ver com Vitaminas? Ou saiu-te um nome do "nada"?
Sim , em parte tem algo a ver com Vitaminas. Desde muito novo que sempre fiz estas histórias e criei estes mundos que podem ver no meu site, mas nunca lhe tinha dado um nome. Eram apenas personagens e histórias que ia fazendo. Quando decidi lançar o site, achei que era altura de o lançar sobre um nome, sobre um conceito, pois caso contrário que interesse teria fazer um site sem algo de apelativo e de fácil aceitação que ficasse na cabeça das pessoas? Como tenho algum conhecimento sobre o funcionamento de vitaminas e o bem estar que estas proporcionam às pessoas, achei que ao fazer um site de humor o meu objectivo seria o mesmo de uma vitaminas. As Vitominas servem para dar boa disposição a quem as “consome” e por isso desde cedo as denominei de “Risósoluveis” pois “dissolvem-se” no riso , tal como as vitaminas são hidro ou liposolúveis.
A escolha da letra “O” já se deve a uma referência pessoal e privada que faço a mim mesmo dado que esta ideia é minha.
Correm rumores por aqui que o site esteve down durante estes dias por causa do trafego a mais, confirmas, ou foram mesmo ataques á maquina?
Toda esta história em torno da suspensão do meu site esteve envolta em factos muito estranhos e que nunca me foram devidamente esclarecidos. Foi-me dito por parte da empresa que alojava o meu site que tal se devia a ataques ao meu site. Seja como for mudei de serviço de alojamento e agora encontro-me numa situação hipoteticamente mais segura. Pelo menos assim espero. Seja como for é natural ter o site atacado pois é um dos sites mais populares do país. Só acho é que quem faz tais coisas devia primeiro pensar no que faz, pois ao atacar sites é colocada em risco a iniciativa de mais pessoas lançarem projectos pessoais como o meu que quer se goste quer não sempre é uma lufada de ar fresco na net portuguesa onde nada há mais a não ser bloqgues de *censurado*. O meu site, seja ele bom ou mau, deveria servir de exemplo para todas as pessoas que achem que podem também obter algum reconhecimento com o seu trabalho seja ele qual for. É pena em Portugal a quantidade de sites de autor ser tão reduzida.
Como te ocorreu o projecto vitominas.com? Um dia acordaste e pensaste "é pa vou fazer um sitezinho com animações para gozar tudo e todos", ou estava já pensado ha algum tempo?
Tal como já referi em cima, desde talvez os meus 16 anos que crio os meus próprios “filmes” . tudo começou na escola onde em vez de estar a aprender a dizer Apicula In Rosae Est estava a fazer desenhos no meu caderno a gozar com toda a gente. Escusado de dizer que esse meu caderno depois rodava pela turma toda, e toda a turma em vez de aprender a dizer Apicula In Rosae Est estavam era a rir-se das merdas que fazia. Esse meu caderno vale ouro, está cheio de cenas melhores do que as que tenho no site. Tinha um pequeno grupo de amigos onde rodávamos bandas desenhadas entre nós que nem ganzas. Alguns deles também as faziam, mas eu era o mais activo , tinha muitas ideias e geralmente boas. Logo nessa altura eu via que tudo o que eu fazia era aprovado pelo pessoal que via essas merdas, e punha-me a pensar se por acaso quanto mais gente visse aquilo que eu fazia mais gente ia gostar. Na altura só usava o PC para esgalhar e nem sabia como e onde fazer essas minhas histórias. E o tempo foi passando, com o amadurecer já não fazia tantas coisas , mas a minha cabeça não parava e continuava a criar os seus “filmes”. Felizmente há pouco mais de 2 anos aprendi algumas noções básicas de webdesign e de criação de animações em flash e achei que era a minha grande oportunidade de mostar o que fazia a mais pessoas do que apenas ao restrito grupo de conhecidos que tinha.
E o resto é história, aquilo que fazia rir 7 ou 8 gajos faz agora rir milhares de pessoas em todo o país e não só, pois até no Brasil e E.U.A tenho fãs! (Já ouvi dizer que o Bush é um grande fã meu, ele acha muita piada ás cores bonitas).
Qual é o objectivo do teu site? Banalizar as coisas, criticar, fazer rir?
Chocar! Quero chocar as pessoas e pô-las a rir de coisas que uma pessoa que se ouse chamar sã jamais se atreveria a rir. Quero pôr as pessoas a rir de crianças a serem mortas e espancadas, de situações horríveis e ordinárias. Quero chocar e fazer rir com isso. O horrível pode ser muito divertido, desde que se mantenha ficção! Eu não sou totalmente insensível, não consigo rir-me de uma morte ou de um desastre reais mas ao fazer essas coisas no meu site crio um escape para isso, para além de fazer do site um espelho da minha personalidade mórbida.
No site pode ler-se: "Gostaria de patrocinar esta página? Coloque aqui o seu banner e promova o seu nome ou negócio junto de milhares de pessoas!". Porque não crias outras formas de ganhar dinheiro, como: envio de CD's com flash (alguma coleção dos mais antigos ou dos melhores), ou outra fonte de rendimento como google add's?
O querer tirar algum proveito com o que eu faço é um sequência natural ao ver o sucesso que tenho. Infelizmente limito-me para já a tentar uma solução ao nível da publicidade, visto que o meu site tem milhares de visitas diárias. Relativamente aos Google Ad´s devo admitir que desconheço como isso funciona realmente. Mas acho que esse tipo de coisas assim como o Paypal Donate não devem render muito.
Quanto à venda de CD´s essa é uma hipótese viável mas hoje em dia não sei se teria algum lucro com isso porque o pessoal partilha tudo e vender as coisas assim não iria dar muito dinheiro. Um dia destes penso nisso mais a sério, já o tinha feito uma vez quando anunciei que ia fazer um filme o Vitominas the Movie que seria um épico com todas as minhas personagens e que teria pelo menos uma hora. A história já está mais ou menos delineada, mas o trabalho que eu ia ter se calhar não ia compensar depois, porque não sei que sucesso isso iria ter. Se vivesse na América era diferente. Provavelmente alguma editora pegaria em mim e distribuiria o filme. Veja-se o exemplo dos criadores do South Park! Longe de mim querer comparar-me a esses génios, que é o que eles realmente são, mas se já viram o mini episódio piloto que eles fizeram, o The Spirit Of Christmas, não iam notar grandes diferenças para o que eu faço em termos de qualidade. Aquilo era muito reles. Mas viram que eles tinham talento e apostaram neles. Aqui em Portugal tenho de me contentar com pouca coisa, não dá para sonhar muito alto. Talvez não o mereça também.
Qual foi a fase mais boa e má do teu site?
Foram duas excelentes fases e duas péssimas fases. A primeira grande fase foi há um ano , aquando do 1º aniversário do meu site! Na altura fui convidado para uma entrevista para a NTV o canal 11 da TV Cabo para um programa que dava à tarde o XPTO. Não é bem a mesma coisa que ir ao Larry King, mas para um gajo como eu que mal sabe desenhar e animar, ter tempo de antena é sinal de que tenho algum talento seja ele qual for.
Outra fase excelente foi em Maio deste ano, altura em que o meu site foi referenciado na revista Maxmen. Recebi uma excelente critica e uma excelente nota.
Quanto a más fases, acabei agora de sair de uma, o meu site esteve o mês de Outubro quase todo em baixo e em Dezembro do ano passado passei mais ou menos pelos mesmo pois fui enganado por uma pseudo empresa de alojamento que não passava de um grupo de putos armados em caralhos.
Comentários? Façam-no para: vitominas at comic dot com
E... boa sorte para o teu site senhor "Vitominas"