Hoje vamos entrevistar Humberto Silva, um dos sócios da TugaTech.pt, uma empresa de hosting.
Bem vindo e obrigado por aceitares uma entrevista nossa. Em primeiro lugar, como começou a TugaTech.com (agora TugaTech.pt)?
Eu é que agradeço esta oportunidade. Ainda bem que fazes a pergunta dessa forma, na realidade não é tugatech.com nem tugatech.pt, é Tugatech - Consultoria Informática, Lda.
Tudo começou quando em Junho de 2002 eu procurava um serviço de alojamento web para mim, reparei então que não existiam em Portugal empresas à altura, ou seja, as empresas eram muito caras e ofereciam muito pouco e depois existiam os particulares que tinham um website e revendiam espaço comprado em servidores na maioria dos EUA.
Pensei então que podia fazer uma pequena experiência, criar o meu próprio serviço de alojamento (práticamente para amigos e conhecidos) resolvi então colocar um site online, embora indicando que era algo particular, informava os meus clientes que não era uma empresa etc, ou seja, quem comprava sabia com o que podia contar.
Claro que não tinha lucro, os preços eram práticamente simbólicos, o objectivo era saber se conseguia pagar os meus projectos web, no entanto a minha pequena experiencia começou a ter algum sucesso e então em Dezembro de 2002 parei de aceitar novos clientes, isto porque já tinha resultados desta minha pequena experiência e se pretendia continuar e honrar os compromissos que ia ter com os clientes, era obrigatório dar o passo seguinte, estabelecer como negócio devidamente legalizado.
No entanto tinha em mente algo maior do que mero alojamento web, então pensei em criar uma empresa, durante meses foi-se juntando o dinheiro, sócios, vendo fornecedores, produtos, mercado, alguns pequenos estudos de viabilidade até que em Julho de 2003 eu e mais 3 pessoas decidimos criar a TUGATECH.
Quais são, na tua opinião, as melhores caracteristicas para defenir a vossa empresa?
Muito simplesmente gostamos do que fazemos, possuimos formação e experiência nas áreas que actuamos.
Conseguimos oferecer dos melhores preços de Portugal em alojamento web, nenhuma outra empresa oferece os planos de alojamento com as nossas funcionalidade aos preços que nós o fazemos. Mas refiro-me a empresas e não alguém com um website qualquer feito a partir de um template com textos copiados de outros websites, pois esses que não pagam impostos e não têm qualquer existência legal como negócio e conseguem preços talvez mais baixos claro.
No webdesign estamos preparados para desenvolver pequenos websites institucionais bem como grandes portais com integração de sistemas CMS, gestão documental, extranets completas.
Um grande trunfo nosso é também apostarmos em soluções de open-source para PME's (como ERP, CRM, SFA, etc) alojadas do nosso lado, assim conseguimos fácilmente actualizar, gerir e solucionar os problemas pois temos total acesso 24horas às aplicações o que não acontece quando estão do lado do cliente.
O Facto de usarmos open-source faz com que os preços sejam dezenas e por vezes centenas de vezes mais baixos que as soluções comerciais do género, primeiro porque não cobramos pelo software que é open-source claro e segundo porque os custos de implementação são também reduzidos pois tendo nós formação em sistemas, segurança e programação conseguimos aplicar as soluções rápidamente e sem muitos problemas o que reduz os custos de implementação drásticamente.
Que tecnologias open-source utilizam?
O facto de as nossas soluções serem alojadas do nosso lado oferece-nos a possibilidade de ter controlo total sobre as mesmas e podermos uniformar as soluções apresentadas bem como o que as suporta.
Actualmente utilizamos configurações LAMP (Linux Apache MySQL PHP/Perl) e estas são também as tecnologias open-source que usamos.
Além destas também não é invulgara usar tecnologias como Oracle ou Microsoft nomeadamente nas bases de dados e também sistemas operativos embora sendo soluções comerciais e caras mas que após o cliente já ter adquirido as licenças faz todo o sentido aproveitar o investimento já efectuado.
Como achas que está "o webhosting" em Portugal? Existem muitas pseudo-empresas e muitas empresas que oferecem o que não podem. Achas que existe estrutura de clientes para tantas empresas que existem?
Na minha opinião o "webhosting" em Portugal está cada vez melhor em termos de tecnologias e funcionalidades que são colocádas à disposição do cliente, mais espaço mais tráfego também se vê cada vez mais, neste sentido as coisas estão bem e a melhorar. Curiosamente em termos de qualidade penso que está a ter a tendência inversa, se por um lado existe a possibilidade de oferecer mais e melhor o facto é que a forma como é prestado esse serviço e a qualidade do mesmo no geral talvez não estejam a ser as melhores. Para mim é um problema de estratégia, o lucro a todo o custo, mesmo o de perder os clientes que certas empresas adoptam torna isto possivel ao não preverem o crescimento e muitas vezes desconhecendo os limites do hardware. É muito simples de entender fazendo uma analogia com o acesso á Internet, Hoje existem velocidades de 4 e 8Mbits mas quantas pessoas que possuem acessos de 1 ou 2 mbit por exemplo têm de facto essa largura de banda? Ou hoje existem pacotes de acesso sem limites de tráfego.. mas depois são limitados nas velocidades das ligações.
Estes dois exemplos são perfeitos para responder á segunda parte da questão, são estas pseudo-empresas que de facto trazem má imagem ao panorama de alojamento web nacional. Um dos motívos é o facto de não existirem legalmente constituidas e logo aí não oferecem qualquer garantia ou segurança, é como comprar um telemóvel numa loja ou numa "feira" qualquer a um desconhecido que provávelmente nunca mais se vê, pode ser um pouco exagerado este meu exemplo mas o resultado é o mesmo. Se fosse gastar 20 Euros num telemóvel se calhar não precisaria de garantias, mas se fosse um telemóvel mais caro com alguma funcionalidade vital para o meu negócio, eu teria ido a uma loja pois lá terá a garantia que é reparado caso avarie bem como sei onde ou a quem me dirigir.
É muito fácil criar uma "pseudo-empresa" de alojamento web, basta pegar em alguns trocos e comprar uma parcela de um servidor e ser revendedor, pode até ter um VPS (Virtual Private Server) que na prática é uma parte de um servidor que é alocada mas muitas vezes vendida ao cliente como um servidor pois um software que é instalado na máquina faz com que pareça um servidor dedicado, o que acontece quase sempre é que existem uma a duas dezenas de pessoas a considerarem um servidor dedicado numa única máquina e claro que os websites de um podem consumir tanto CPU ou RAM ou até largura de banda equivalente aos restantes, um irá prejudicar vários, isto acontece também no alojamento partilhado mas com uma diferença, no alojamento partilhado um servidor inteiro é gerido por uma entidade e essa entidade pode controlar tudo no servidor e assim resolver problemas como o que descrevi com muita facilidade, ao passo que num VPS ou Revendedor muitas das vezes o problema não está na pequena parque que é controlada por sí e isto faz com que ele preste um mau serviço, muitas vezes sem culpa directa mas também na larga maioria sem o conhecimento do que envolve o alojamento web.
Existe uma prática algo comum que é "Overselling" (vender mais do que o que se tem) e isto é também uma falta de lealdade aos clientes. A forma mais simples de ver estes casos é a oferta de tráfego ilimitado, o tráfego é pago, o que acontece nestes casos é a venda do espaço que não é usado por outros clientes, ou seja, se tiver 10 clientes aos quais vendi 2 GB de tráfego a cada um dá 20GB de tráfego que eu terei de pagar ao meu fornecedor porque tenho um plano de 20GB de tráfego mensal por exemplo, no entanto vejo que cada cliente apenas usa 1GB o que dá 10GB.. então como pago 20GB e só estão a ser usados 10GB.. volto a vender os outros 10GB e na prática vendi 30 ou 40 GB quando tenho apenas 20GB, ou de outra forma sabendo que os clientes não iriam ultrapassar o limite de 20GB.. simplesmente anunciava tráfego ilimitado.. mas como o limite é de 20GB ... pode acontecer os clientes atingirem o limite e verem o seu website ficar inacessível porque esgotaram o tráfego que era... ilimitado. Isto é fraude simples, vender o que não se têm e é também a prática corrente.
É o cliente que deve avaliar bem o que pretende e procurar um fornecedor capaz de entregar o que procura, se um cliente pretende ter um website online onde vende produtos, ou pelo menos publicita os seus serviços não vai de certeza encontrar garantias e bom serviço numa "pseudo-empresa" que tem um website igual a milhares porque foi feito a partir de um template, não indica qual o nome legal da firma em lado nenhum no website, não tem um dominio .pt por exemplo (muitos clientes não confiam em empresas que não tenham dominios .pt) e apresenta pacotes demasiado fabulosos para serem verdade.
Existe mercado para todos pelo simples facto de que o mercado está a crescer e as empresas que estão a surgir vão agarrando essas novas quotas de mercado que aparecem, mas o mercado irá abrandar o crescimento e eventualmente atingir um crescimento muito lento e nessa altura muitas empresas terão sérias dificuldades.
Portanto, o ForunsBB recomenda uma vista de olhos ao http://www.TugaTech.pt para conhecerem melhor os seus serviços