ForunsBB

Tecnologia Programação e SEO para Webmasters
Data/Hora: 21 mai 2012, 21:30

Os Horários são TMG

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: kall, autor do eXtreme Script
MensagemEnviado: 19 nov 2004, 20:56 
Nível 6
Nível 6

Registado: 14 fev 2003, 13:52
Vamos entrevistar kall, autor do eXtreme Script, um script bastante utilizado na rede PTnet, e uma pessoa admirada por alguns.

Não deixem de divulgar este URL pelas pessoas interessadas.

---

Como te chamas, que idade tens, e o que fazes da vida?
Chamo-me Paulo, fiz agora 27 anos e sou Eng. Electrotécnico. Estou a trabalhar na área da energia, portanto tenho a sorte de exercer a minha “profissão” de opção.

Como e quando te ocorreu fazeres um script?
Ocorreu-me fazer um script há muito tempo, não sei exactamente quando... mas algures em meados de 1996. A versão “actual” do mIRC era a 3.92, se bem me lembro. Porquê que o fiz? Acho que tem a ver com a mentalidade da altura no IRC, os scripts estavam na moda e os scripters eram bem conceituados. Na altura, a nivel nacional, havia meia duzia de scripts mais usados, entre eles o Darksoul, Trigger, eventualmente o Dekadence, entre outros. Corriam os tempos dos “war scripts”, cheios de nukes, floods, exploits, etc. Não havia DLL’s no mirc, nem sequer sockets ou dialogs, mas tudo se fazia recorrendo a truques de programação e programas externos. Penso que a comunidade de scripters era maior, todos os dias havia novos scripts ou novas versões de existentes, mas por outro lado o mIRC era o programa de chat do momento... o MSN ainda não tinha despontado, e o ICQ apenas cobria uma parte restricta dos utilizadores (muitos recorriam a ambos, ICQ e mIRC). Admito que inicialmente o meu objectivo com o script era praticamente para uso pessoal, porque eu era um autentico viciado no IRC (na Net em geral, mas IRC em particular sem duvida). Agora, olhando para trás, parece-me fácil constatar isso, embora na altura talvez o negasse :). O facto de o usar pessoalmente todos os dias (ou quase), permitia-me encontrar os erros e melhora-lo constantemente na optica de utilizador intensivo, operador ou não, e também ia atendendo aos pedidos de colegas e amigos que igualmente o usavam com a mesma regularidade. Não é possivel agradar a todos, mas certamente que fui tentando...

Actualmente sabemos atravez do teu site, que o eXtreme Script 9 está para vir em breve. Pensas que vai ter o mesmo inpacto que o actual em uso? E está previsto para quando?
Em relação a uma nova versão, eu tenho todo o interesse em termina-la. Digo terminar no verdadeiro sentido da palavra, porque já a comecei, e porque parece-me que será a última. O IRC actualmente não me diz muito, só o frequento de tempos a tempos para não perder os registos de nicks/canais. Os tempos mudaram, o IRC também perdeu muito para o MSN (pessoalmente não uso muito nem um nem outro). Apenas queria lançar uma ultima versão devido à melhoria do mIRC para multiserver. Neste momento a v9 está já adaptada para multiserver, mas quando começo a mexer no código não resisto a melhorar certos detalhes. De facto, quem usa o eXtreme nota que, embora tenha uma base sólida, apresenta características de “manta de retalhos”. Isso é devido às constantes alterações e extras acrescentados, e seria preciso uma revisão completa para “unificar” todo o script novamente. Essa era a minha intenção, e espero cumpri-la antes de terminar o script. Quando? A minha ultima data de lançamento aponta para o fim do ano, mas veremos :). Não é por falta de vontade, acreditem, mas falta de tempo.

Em relação ao eXtreme actual, ele está um pouco desactualizado em relação ás novas versões do mIRC, mas no entanto continua a ser muito usado. A que achas que se deve esse facto?
Sinceramente, estou espantado com a forma como o eXtreme ainda é visto na comunidade de scripters, IRCers, e em particular na Ptnet. Nunca imaginei que continuasse a ser usado ao fim de 2 anos de paragem, portanto também não faço ideia da recepção que terá uma nova versão. O facto de ter incluido muitas ideias que me foram dadas ao longo dos anos por vários utilizadores talvez o torne mais “amigável” para o publico. Por outro lado, eu proprio não vejo o eXtreme como um script para principiantes, mas sim para utilizadores mais experientes, operadores, e até IRCOps.

Qual é o script que mais admiras, sem ser o teu? Usaste algum para teres ideias para o teu script, em termos de organização ou 'aquilo que os users querem mais'?
Existem vários scripts que eu admiro, um dos melhores de sempre para mim será o PnP da pai, pela variedade enorme de opções, e por ter criado um novo patamar no mirc scripting. Admiro o basic do blue-elf, pela simplicidade aparente e facilidade de utilização, mesmo sendo um script completo. Mais recentemente, gosto bastante do aIRC do tabo, pela forma altamente "programática" que ele usa no script, ou seja, nota-se que ele tem noções avançadas de programação na forma como trabalha o código no script. Deixei de experimentar scripts há vários anos atrás, mas pelo que via em screenshots, a evolução foi mais em termos visuais do que no resto. Admiro os outros scripters portugueses, e o facto de termos alguns scripts a nível de top. Gostaria que não parassem, e/ou que aparecessem mais, mas compreendo que muitos acabem por sentir o mesmo que eu em relação ao IRC/mIRC.
Quanto a ideias, é lógico que tirei ideias de vários. Se pudesse, combinava a variedade do PnP com a simplicidade do basic e a performance do aIRC. Aprendi com outros scripts, esses e muitos outros, o help do mIRC só por si não faz milagres :). Só assim se evolui, se estivessemos sempre a começar do zero, não existiria metade do que existe. Começamos onde os outros acabam, se possivel tentamos melhorar as suas virtudes e minimizar ou eliminar os defeitos. Sempre existiu muita polémica em torno de ripping, e provavelmente sempre existirá. Não é correcto (éticamente falando) copiar rotinas de código inteiras e faze-las passar como sendo da nossa autoria. Mas encorajo quem quer que seja a estudar essas rotinas, compreende-las, e depois fazer algo do género. Será que ficará semelhante? Certamente. Mas ao menos já não é "copiar cegamente". Pessoalmente, não me importo que vejam o meu código, aproveitem o meu código, e até o melhorem. Se me importasse, não o faria numa linguagem "open-source" :). Mas que APRENDAM com ele, não se limitem a mudar o nome ou alterar os dialogs.

Editado pela última vez por SlAiD em 30 dez 2004, 09:15, num total de 2 vezes.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado:  

Assunto da Mensagem: kall
MensagemEnviado: 19 nov 2004, 21:40 
Nível 0
Nível 0

Registado: 03 jun 2004, 19:12
n podemos fazer perguntas?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 19 nov 2004, 21:41 
Nível 6
Nível 6

Podes tentar, eu digo-lhe para ca vir responder se quiser, ou enviar-me por e-mail... tenta, logo se ve.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 19 nov 2004, 21:46 
Nível 0
Nível 0

Registado: 03 jun 2004, 19:12
Quanto time teve a fazer o script, e se o novo ainda sai este ano.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 19 nov 2004, 21:48 
Nível 0
Nível 0

Registado: 05 set 2004, 03:41
sim senhor =)
pela kualidade das respostas vê-se k és uma pessoa fixe
Grande entrevista
[] fika bem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 19 nov 2004, 23:22 
foi a pior entrevista do forunsbb... muito curta para uma pessoa como o kall... ele deve ter muito mais para dizer... nao?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 20 nov 2004, 00:09 
Nível 6
Nível 6

Curta com as perguntas certas na minha opinião.

E vou tentar falar com o kall para serem desta vez os users a "comandarem" a entrevista.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 20 nov 2004, 17:17 
Nível 3
Nível 3

Registado: 09 mai 2004, 18:34
Citar:
SlAiD

e uma pessoa admirada por alguns.

Provávelmente pela familia e amigos...
Espero que ninguém o admire por ter criado um mirc script... Não é nada de especialmente notável.

Citar:
kall

Se me importasse, não o faria numa linguagem "open-source"

O mIRC Scripting de Open Source Software não tem nada... Devias ter utilizado o termo adequado para o efeito, que é uma linguagem de scripting interpretada. Já existe confusão suficiente ao redor do que é Open Source ou não para vires lançar mais.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 22 nov 2004, 12:50 
Nível 0
Nível 0

Registado: 22 nov 2004, 12:18
Mxboy Escreveu:
Quanto time teve a fazer o script, e se o novo ainda sai este ano.

O script tem avançado ao longo dos ultimos 4 ou 5 anos, parece-me, embora não tenha uma ideia exacta de quando foi iniciado (já tinha outros scripts antes, praticamente desconhecidos).

Eu gostaria que a nova versão saísse este ano... ando muito ocupado, e temo que ficarei mais antes do fim do ano, mas é possivel que isso ainda venha a acontecer.

falco Escreveu:
Provávelmente pela familia e amigos...
Espero que ninguém o admire por ter criado um mirc script... Não é nada de especialmente notável.

O mIRC Scripting de Open Source Software não tem nada... Devias ter utilizado o termo adequado para o efeito, que é uma linguagem de scripting interpretada. Já existe confusão suficiente ao redor do que é Open Source ou não para vires lançar mais.

Realmente não é nada de notável fazer um mirc script, qualquer puto hoje em dia faz um :). A mesma coisa com programas em VB, VC, C++, etc. A diferença está no impacto do resultado. Ainda assim considero notável a notoriedade que o script atingiu a nível nacional e internacional, e não nego que isso me deu gozo. Mas isso é só a minha opinião no que diz respeito a realização pessoal por um projecto meu, e o facto de ter feito o script não alterou de forma alguma a minha vida pessoal/profissional, é lógico, nem eu esperava que tal acontecesse.

Quanto ao open-source, penso que toda (ou quase toda) a gente percebeu. Interpretada ou compilada, eu considero open-source determinada aplicação/conjunto de rotinas que disponibilize o seu código fonte, de uma forma ou de outra, independentemente do conceito de "Open Source Software".

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 22 nov 2004, 13:33 
O eXtreme tem tido um grande uso pelos utilizadores sendo mesmo aconcelhado pelo PThelp. A nova versão que virá por aí.. vai ser muito diferente da actual a nivel de aspecto e mesmo a nivel de conteudo?

Cada vez mais pessoas usam addons de musica, mas vê-se poucos addons a funcionar para o winamp5.x o novo script vai ter essa funcionalidade?

A actual versão eu não a uso, pois como ando em várias redes não dá muito jeito estar com vários scripts abertos ao mesmo tempo... mas acho que mesmo sendo uma versão antiga tem muitos aspectos úteis. Continuação de bom trabalho e Felicidades para o futuro. :)

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG

Tópicos Relacionados
 Tópicos   Autor   Respostas   Exibições   Última Mensagem 
Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. sybor, autor do Hybrid Script

[ Ir para páginaIr para página: 1, 2, 3 ]

SlAiD

26

9445

16 set 2007, 05:03

LeeB0y A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. Snake, autor do AnacønÐa script

[ Ir para páginaIr para página: 1, 2, 3 ]

SlAiD

21

9392

22 ago 2005, 01:33

Lazarus A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. aPx, autor do Central-Subtitles.com

[ Ir para páginaIr para página: 1, 2 ]

SlAiD

12

7470

16 jun 2005, 04:07

kelth A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. André Toscano, autor do dizquedisse.com

SlAiD

3

3834

28 abr 2009, 15:19

tania malheiros A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. raugusto, autor e dono de vários sites de SEO

SlAiD

4

3212

22 mar 2007, 20:18

Explosivo A ver últimas Mensagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído