Vamos entrevistar kall, autor do eXtreme Script, um script bastante utilizado na rede PTnet, e uma pessoa admirada por alguns.
Não deixem de divulgar este URL pelas pessoas interessadas.
---
Como te chamas, que idade tens, e o que fazes da vida?
Chamo-me Paulo, fiz agora 27 anos e sou Eng. Electrotécnico. Estou a trabalhar na área da energia, portanto tenho a sorte de exercer a minha “profissão” de opção.
Como e quando te ocorreu fazeres um script?
Ocorreu-me fazer um script há muito tempo, não sei exactamente quando... mas algures em meados de 1996. A versão “actual” do mIRC era a 3.92, se bem me lembro. Porquê que o fiz? Acho que tem a ver com a mentalidade da altura no IRC, os scripts estavam na moda e os scripters eram bem conceituados. Na altura, a nivel nacional, havia meia duzia de scripts mais usados, entre eles o Darksoul, Trigger, eventualmente o Dekadence, entre outros. Corriam os tempos dos “war scripts”, cheios de nukes, floods, exploits, etc. Não havia DLL’s no mirc, nem sequer sockets ou dialogs, mas tudo se fazia recorrendo a truques de programação e programas externos. Penso que a comunidade de scripters era maior, todos os dias havia novos scripts ou novas versões de existentes, mas por outro lado o mIRC era o programa de chat do momento... o MSN ainda não tinha despontado, e o ICQ apenas cobria uma parte restricta dos utilizadores (muitos recorriam a ambos, ICQ e mIRC). Admito que inicialmente o meu objectivo com o script era praticamente para uso pessoal, porque eu era um autentico viciado no IRC (na Net em geral, mas IRC em particular sem duvida). Agora, olhando para trás, parece-me fácil constatar isso, embora na altura talvez o negasse

. O facto de o usar pessoalmente todos os dias (ou quase), permitia-me encontrar os erros e melhora-lo constantemente na optica de utilizador intensivo, operador ou não, e também ia atendendo aos pedidos de colegas e amigos que igualmente o usavam com a mesma regularidade. Não é possivel agradar a todos, mas certamente que fui tentando...
Actualmente sabemos atravez do teu site, que o eXtreme Script 9 está para vir em breve. Pensas que vai ter o mesmo inpacto que o actual em uso? E está previsto para quando?
Em relação a uma nova versão, eu tenho todo o interesse em termina-la. Digo terminar no verdadeiro sentido da palavra, porque já a comecei, e porque parece-me que será a última. O IRC actualmente não me diz muito, só o frequento de tempos a tempos para não perder os registos de nicks/canais. Os tempos mudaram, o IRC também perdeu muito para o MSN (pessoalmente não uso muito nem um nem outro). Apenas queria lançar uma ultima versão devido à melhoria do mIRC para multiserver. Neste momento a v9 está já adaptada para multiserver, mas quando começo a mexer no código não resisto a melhorar certos detalhes. De facto, quem usa o eXtreme nota que, embora tenha uma base sólida, apresenta características de “manta de retalhos”. Isso é devido às constantes alterações e extras acrescentados, e seria preciso uma revisão completa para “unificar” todo o script novamente. Essa era a minha intenção, e espero cumpri-la antes de terminar o script. Quando? A minha ultima data de lançamento aponta para o fim do ano, mas veremos

. Não é por falta de vontade, acreditem, mas falta de tempo.
Em relação ao eXtreme actual, ele está um pouco desactualizado em relação ás novas versões do mIRC, mas no entanto continua a ser muito usado. A que achas que se deve esse facto?
Sinceramente, estou espantado com a forma como o eXtreme ainda é visto na comunidade de scripters, IRCers, e em particular na Ptnet. Nunca imaginei que continuasse a ser usado ao fim de 2 anos de paragem, portanto também não faço ideia da recepção que terá uma nova versão. O facto de ter incluido muitas ideias que me foram dadas ao longo dos anos por vários utilizadores talvez o torne mais “amigável” para o publico. Por outro lado, eu proprio não vejo o eXtreme como um script para principiantes, mas sim para utilizadores mais experientes, operadores, e até IRCOps.
Qual é o script que mais admiras, sem ser o teu? Usaste algum para teres ideias para o teu script, em termos de organização ou 'aquilo que os users querem mais'?
Existem vários scripts que eu admiro, um dos melhores de sempre para mim será o PnP da pai, pela variedade enorme de opções, e por ter criado um novo patamar no mirc scripting. Admiro o basic do blue-elf, pela simplicidade aparente e facilidade de utilização, mesmo sendo um script completo. Mais recentemente, gosto bastante do aIRC do tabo, pela forma altamente "programática" que ele usa no script, ou seja, nota-se que ele tem noções avançadas de programação na forma como trabalha o código no script. Deixei de experimentar scripts há vários anos atrás, mas pelo que via em screenshots, a evolução foi mais em termos visuais do que no resto. Admiro os outros scripters portugueses, e o facto de termos alguns scripts a nível de top. Gostaria que não parassem, e/ou que aparecessem mais, mas compreendo que muitos acabem por sentir o mesmo que eu em relação ao IRC/mIRC.
Quanto a ideias, é lógico que tirei ideias de vários. Se pudesse, combinava a variedade do PnP com a simplicidade do basic e a performance do aIRC. Aprendi com outros scripts, esses e muitos outros, o help do mIRC só por si não faz milagres

. Só assim se evolui, se estivessemos sempre a começar do zero, não existiria metade do que existe. Começamos onde os outros acabam, se possivel tentamos melhorar as suas virtudes e minimizar ou eliminar os defeitos. Sempre existiu muita polémica em torno de ripping, e provavelmente sempre existirá. Não é correcto (éticamente falando) copiar rotinas de código inteiras e faze-las passar como sendo da nossa autoria. Mas encorajo quem quer que seja a estudar essas rotinas, compreende-las, e depois fazer algo do género. Será que ficará semelhante? Certamente. Mas ao menos já não é "copiar cegamente". Pessoalmente, não me importo que vejam o meu código, aproveitem o meu código, e até o melhorem. Se me importasse, não o faria numa linguagem "open-source"

. Mas que APRENDAM com ele, não se limitem a mudar o nome ou alterar os dialogs.