ForunsBB

Tecnologia Programação e SEO para Webmasters
Data/Hora: 22 mai 2012, 12:28

Os Horários são TMG




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Luís Bastos, dono do site ProgramasLivres.net
MensagemEnviado: 25 dez 2006, 12:41 
Offline
Nível 6
Nível 6
Avatar do Utilizador

Registado: 14 fev 2003, 13:52
Mensagens: 7471
Localização: Lisboa
Hoje vamos entrevistar Luís Bastos, dono do site ProgramasLivres.net.

Luís, como nasceu o site? Quantas pessoas estão envolvidas na administração do mesmo?

O sítio nasceu há cerca de um ano. Eu era (e ainda sou) um frequentador do sítio framasoft. É pouco conhecido em Portugal por se tratar de um sítio em língua francesa. Comecei a pensar que seria giro ter algo parecido mas em língua portuguesa. O framasoft tem uma secção em português mas muito parada e desactualizada. Na altura os meus conhecimentos em webdesign eram nulos. Não tinha qualquer presença na Internet nem ideia de como montar um sítio daquele tipo. Na altura parei num servidor de alojamento gratuito, o Frihost, que obriga os membros a colocar mensagens num fórum para manter o alojamento. Enquanto ia testando alguns cms no meu PC, com o easyphp, fui apresentando a minha ideia naquele fórum. Algumas pessoas responderam positivamente. Uma delas foi o Dionet que tem bons conhecimentos de php e que ajudou-me imenso no arranque do programaslivres. O Dionet até foi quem escolheu o nome do domínio e o cms. Por lá fiquei durante algum tempo naquele servidor gratuito a fazer testes até que coloquei um artigo no gildot e ai apareceu o Paulo Castro da Efeito que nos ofereceu alojamento gratuito em servidor nacional. Foi também ai que entrou para administrador o Lamego.
A partir dai o Sítio foi crescendo (lentamente) e mudando de visual chegando até ao dia de hoje. Na administração estão o Dionet o Lamego e o JoaoVr . Tanto o Dionet[/url}, como o [url=http://www.getdeb.net/]Lamego têm projecto próprios por isso não estão a 100% no sítio. O JoaoVr tem sido um bom companheiro que por motivos profissionais tem estado ausente ultimamente. Administrador a 100% sou apenas eu portanto. Gostaria de aqui referir dois colaborador que ultimamente tem feito um trabalho fabuloso, o Infam na imagem e o Pepe na elaboração da ISO.
O programaslivres tem neste momento uma grande carência de pessoas para elaborar analises de programas.
A falta de colaboradores foi um dos motivos pelo qual suspendi o fórum do sítio.

Achas que o "programa livre" está a ser mais usado em Portugal? Por exemplo Microsoft Office vs. OpenOffice ou Photoshop vs. Gimp, etc.?
Bem, os programas livres ainda não conquistaram o seu lugar ao sol. Isso acontece em Portugal porque noutros países a conversa é outra. Eu não gosto muito de comparar programas livres com programas proprietários. Não é uma comparação justa. Quando alguém me pergunta por uma programa livre que faça o mesmo que o Photoshop costumo dizer que igual ao Photoshop só conheço o Photoshop. Conheço é um programa alternativo ao photoshop que faz basicamente as mesmas coisas mas que é diferente. E isso é igual para todos os programas.
O openoffice é talvez um caso de sucesso mas em minha opinião sobretudo por ser uma opção das empresas receosas da fiscalização ou que pretendem poupar apenas nas licenças. O openoffice deve no entanto ser visto como um conjunto de programas muito válido e de um nível muita a cima da média. É a estrela do mundo livre.
Comparar a comunidade openoffice portuguesa com a comunidade openoffice brasileira mostra bem o atraso de Portugal nesta área.
O avanço dos programas livres em Portugal é demasiado lento.

O site tem algum apoio nacional de alguém que se dedique ao apoio de software livre, como a ANSOL (ansol.org)?
O sítio tem dois apoios nacionais. Um é o nosso patrocinador Efeito e o outro e a FEUP que nos disponibilizou um mirror para a ISO.

A ISO já aqui falado, vai ser o quê exactamente?
A ISO é uma compilação de todos os programas analisados no nosso sítio. Os amigos e frequentadores dos programaslivres poderão transferir de um servidor nacional a ISO podendo naturalmente gravar para um cd mais tarde.
Nesta primeira versão o critério de escolha foi apenas um, incluir os programas analisados. No futuro tentaremos criar algo mais abrangente e incluiremos todos os programas essenciais, tenham eles sido analisados por nós ou não. Existem cds deste tipo na Internet mas nenhum em língua portuguesa.
A ISO foi publicada a 24 de Dezembro e pode ser encontrada aqui.

Quantas visitas diárias o site tem, ou teve? Está agora ou seu auge ou perdeu um pouco a força?
O sítio não tem tantas visitas como eu gostaria. Chegou a ter cerca de 500 visitas diárias mas com a mudança de cms perdemos algumas visitas mas lentamente estamos novamente a chegar a este número.

Na tua opinião, com exepção do Windows (e que corra sobre Windows) quais são os melhores programas livres que fazem o mesmo que programas pagos ou proprietários que usamos no dia-a-dia? A isto refiro-me a clientes de e-mail, programas de chat, browsers, etc.
Em primeiro lugar colocaria o Firefox. É um programa incontornável e francamente bom. Quem experimenta uma vez nunca mais muda.
O thunderbird (cliente de email) é outro programa com a qualidade Mozilla à não perder.
O Openoffice é outra estrela do mundo livre.
O 7zip é um programa de compressão/descompressão espantoso.
O Gimp é uma ferramenta muito boa para tratamento de imagem. O paint.net é outro muito bom mas menos completo.
O Wengophone é um cliente Voip que permite ligar para contactos msn também.
Filezilla é um cliente FTP com boa qualidade.
Pdfcreator para criar PDF.
MPUI (frontend do MPlayer) como programa multimédia. Lê tudo e nem precisa de codecs instalados no PC. Cdex para extrair faixas de um CD.
A lista não acabava, o melhor é ir ao meu sítio, consultar o nosso repertório e fazer o download da ISO.

Existe entre alguns utilizadores a confusão entre "freeware" e "livre", ou "grátis" e "de código aberto". Podias dismistificar estas e outras complicações?
A melhor resposta que posso dar a esta pergunta é recomendar-te um artigo escrito por mim e disponível no meu sítio.
Mas muito rapidamente posso é dizer-te que existe programas proprietários e programas livres.
Os programas livres (free software) são os programas que têm a licença GPL emitida pela Free Software Foundation. Houve empresas que quiseram publicar os seus programas com licenças diferentes da GPL por isso criaram uma entidade que faz a gestão de todas as licenças (inclusive a GPL) que tem em comum o facto de disponibilizar o código fonte. Esta entidade é a Open Source Initiative.
Os programas passaram a chamar-se open source a partir daí. Mas eu pessoalmente prefiro dizer programas livres.
Os programas proprietários são programas que impõe limitações, são exemplos os freewares (programas gratuitos e não livres) e os shareware.
Os programas livres podem ser eventualmente pagos ja que nada obrigado a que sejam gratuitos mas por norma isso não acontece.

Tens mais alguma coisa a acrescentar à entrevista? Alguma nota importante, apelo à visita do teu site, etc.?
Gostaria de apelar ao uso de programas livres. Existem muitos preconceitos. As pessoas não deve recear estes programas, bem pelo contrário. Gostaria de também pedir ajuda de quem gostar deste tipo de programas para a elaboração de análises e artigos.


Da nossa parte obrigado pela entrevista sobre o http://www.programaslivres.net e sucesso para o site! :)


Editado pela última vez por SlAiD em 18 jan 2007, 16:11, num total de 1 vez.

Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado:  







Topo
   
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 29 dez 2006, 22:28 
Offline
Nível 3
Nível 3

Registado: 26 mar 2006, 17:25
Mensagens: 633
Boa entrevista SlAiD. :wink:

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 17 jan 2007, 18:23 
Offline
Nível 0
Nível 0

Registado: 21 jun 2005, 16:00
Mensagens: 7
A entrevista está boa, mas há um erro com os links :)


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 17 jan 2007, 20:56 
Offline
Nível 6
Nível 6
Avatar do Utilizador

Registado: 14 fev 2003, 13:52
Mensagens: 7471
Localização: Lisboa
Quais são os links que estão mal...?

SL


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 jan 2007, 13:58 
Offline
Nível 0
Nível 0

Registado: 23 dez 2006, 07:41
Mensagens: 7
Na primeira questão o link para o dionet é: http://diporg.com/news.php
e o link para o Lamego é: http://www.getdeb.net/

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem: Re: Luís Bastos, dono do site ProgramasLivres.net
MensagemEnviado: 28 abr 2009, 15:18 
Offline
Nível 0
Nível 0

Registado: 28 abr 2009, 14:19
Mensagens: 19
Muito bom


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Os Horários são TMG


Tópicos Relacionados
 Tópicos   Autor   Respostas   Exibições   Última Mensagem 
Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. Luís Ferreira (Martini-man), dono do BTuga.pt

[ Ir para páginaIr para página: 1, 2, 3, 4 ]

SlAiD

38

9688

17 set 2007, 08:04

SlAiD A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. Tomás Silva, dono do site metododinheiro.com

SlAiD

5

3308

11 nov 2007, 19:47

tomasilva A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. fatal, dono do poutz.com

SlAiD

4

4164

06 jun 2011, 22:27

joeysatriani A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. raugusto, autor e dono de vários sites de SEO

SlAiD

4

3213

22 mar 2007, 20:18

Explosivo A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. Dr. Vitominas, dono do vitominas.com

[ Ir para páginaIr para página: 1, 2 ]

SlAiD

18

11246

01 jun 2005, 12:09

sn3ak3r A ver últimas Mensagens

 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes


Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Política de Privacidade | Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group