1- Ja tinha ouvido certos rumores sobre isso, mas as minhas boas impressoes de livecds em bsd ate agora ficaram-se pela m0nowall.
Nao pensei que tivessem tao actualizados como a concorrencia linux, que a ultima vez que vi ja tinha mais de 50 livedistros diferentes. Tenho que me actualizar, estou a ver.
2- Bem o prob do solaris vem de outro problema chamado "portabilidade magica" atraves de um virus chamado "java", que te poe codigo a funcionar em tudo que é plataforma, mas depois é melhor nem falar em desempenhos... Um dos window managers do solaris 10 tem um motor em java cuja consequencia para o desempenho do servidor X é bem nefasta...aquilo nao sai do sitio nao.
3-Sendmail um daqueles factos bem conhecidos (lá vai o falco dizer que estou a inventar e a pedir-me fontes e referencias

) .
6-5 anos atras, se não estou em erro houve mais uma dos muitas vulnerabilidades de estouro de stack remotamente, que é uma doença cronica da qual o sendmail padece. Como se não bastasse gosta de correr tudo como superutilizador.
Entao houve mais uma daquelas subitas autopromoções de muitos putos á "hackers".
Passavam os dias a fazer scan ás portas 25 á procura de sendmails, usavam o exploit que encontraram algures num site qualquer e como o sendmail estava priveligiado a root, dai a superutilizador e respectivo controlo total dos servidores de mail era um passo.
Claro que no meio disto tudo aproveitou-se pois esta, para difamar o linux, quando os culpados eram bem conhecidos.
Felizmente para este e outros virus semelhantes, existe um antivirus excelente chamado qmail.
Tubarao