ForunsBB

Tecnologia Programação e SEO para Webmasters
Data/Hora: 23 mai 2012, 03:28

Os Horários são TMG

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: sybor, autor do Hybrid Script
MensagemEnviado: 18 Oct 2004, 18:09 
Nível 6
Nível 6

Registado: 14 fev 2003, 13:52
Agora vamos entrevistar outro autor de um script. Desta vez, o sybor, que fez o famoso Hybrid Script.

----

Qual é o teu nome?
Ricardo

Que idade tens?
22

O que fazes na vida?
Estudo Engenharia de Informática e trabalho em part-time.

O que é o Hybrid Script?
O HS é um conjunto de "códigos" que funcionam em conjunto com o próprio mIRC, de forma a facilitar a utilização e melhorar o interface do IRC.

O IRC dá-te um 'estatuto' na vida real, ao seres o autor do Hybrid Script?
Em 1º lugar o Hybrid não é "feito" apenas por uma pessoa, mas por todos aqueles que o rodeiam (através de criticas, sugestões, novas ideias e apoio) e é através deles que existe a motivação e a inspiração necessária para o continuar!
Da mesma forma que um governo não é apenas constituído pelo presidente, o Hybrid funciona da mesma forma. Existe um líder (o que tem a decisão final) e ha sua volta estão outras pessoas que NÃO deixam de ser menos importantes e sem elas não haveria script, ou pelo menos não estaria como esta agora (na versão 4.x)! É por isso que, ao falar do "autor do Hybrid", convém falar de todos os users que para ele contribuíram, a mim podem-me chamar do arquitecto (lol)! Pode-se dizer que "é um script feito pelo povo para o povo!"
Em relação ao estatuto que o script me da "na vida real" posso dizer que é quase nulo, ou seja, não é por ter criado um script que vou ser mais ou menos que os outros. Mas as pessoas que gostam do script, quando sabem que sou eu o "big boss" (gosto desta expressão), apenas me dão os parabéns e nada mais!
Por exemplo, tenho amigos de infância, que sempre usaram o script e só ha pouco tempo é que descobriram que era eu que estava por detrás dele (situações caricatas), ou seja, não procuro qualquer tipo de estatuto ou fama provenientes do Hybrid.

Como começou o projecto do Hybrid Script, como aprendeste e o que mais gostas de fazer em termos de mIRC Scripting?
O projecto "Hybrid" começou em 2000.
Estava eu no 12º ano a repetir uma disciplina para poder entrar na universidade e como tinha bastante tempo livre e quase nada para fazer, tive que arranjar um passatempo, mas tudo começou... na altura de 1998/9 quando a comunidade de IRC era muito "aventureira", ou seja, o pessoal gostava de explorar tudo o que havia de bom e de mau na rede, haviam muitos problemas com canais, talvez por falta de ética, ou pela maior parte dos utilizadores serem meio infantis, enato estava muito na moda andar aos kicks, bans, floods, nukes, etc, uns aos outros, por isso convinha andar protegido contra esse tipo de ataques. Isso levou-me a experimentar diversos scripts de guerra/protecção, não só para me proteger a mim e aos canais, mas também para me poder vingar! Então comecei a gostar de alguns scripts desse género, mas o problema é que por mais scripts que experimentasse, na minha opinião, todos estavam incompletos, não havia um script que fizesse tudo aquilo que "eu" queria. Foi então que me lembrei de juntar o melhor de todos eles num só script (um script só meu). Mas na altura não percebia nada de mIRC Scripting, apenas tinha conhecimentos a nível de Pascal e C.
Foi ai que comecei a estudar os códigos dos tais scripts e a tentar perceber o que lá estava (através da ajuda do mIRC), de forma a poder alterar algumas coisas e acrescentar outras. Essa foi a fase inicial do Hybrid, onde juntei o melhor de cada script e criei um novo, o melhor dos melhores (como um fénix renascido das cinzas). Mas nunca chegou a ser lançado, era apenas para uso próprio, ate que alguns amigos meus me começaram a pedir para lhes enviar o script, apenas por curiosidade.
Foi então que me lembrei de editar/recriar o tal script, ainda sem nome, de forma a que tivesse uma entidade própria e que não fosse um rip do melhor dos outros. Isso foi feito e a 1ª versão (1.0) foi lançada para cerca de meia dúzia de pessoas (quase que entrou para o Guiness). A partir dai, o script conciliado com o meu tempo livre (na altura), foi sofrendo alterações/evoluções ate se tornar naquilo que é hoje.

Porque é que o Hybrid teve numa determinada versão em que tinha um código malicioso?
Esses acontecimentos já têm cerca de 2 anos, o script começou a "crescer", devido as funcionalidades e programas que trazia na altura e esse crescimento trouxe com ele algumas pessoas que não eram bem vindas ha comunidade que o usava. Eu como "autor" do script sentia-me impotente ao uso que algumas pessoas estavam a dar ao script, como por exemplo, iam ao canal do próprio Hybrid - #monster @ ptnet - e atacavam users do canal com o próprio script, inclusive a mim (o feitiço neste caso, também se vira contra o feiticeiro). Então foram criados uns "códigos" para fazer cair utilizadores do Hybrid, e em ultimo caso bloquear-lhes o mIRC atrevas de "ghosts", mas isto apenas se fosse detectado algum "exagero abismal" do seu uso (contra nós autores). Esses códigos foram incluídos apenas para esse efeito, o de protecção e nunca por qualquer tipo de maldade ou nada que se pareça.

Em relação á pergunta anterior, a PTnet pressionou-te a mudares isso no futuro, algum mIRC te falou, etc etc... ou seja, tiveste "problemas" na rede?
Tudo começou com um notice geral da PTnet, depois apareceu o "Negative" (IRCop) no canal do script, que me pareceu ser uma pessoa bastante compreensiva... Tivemos a falar cerca de 1 hora e no fim aconselhou-me a retirar os códigos, porque podiam ser utilizados no "mau sentido" e porque a PTnet não permitia esse tipo de comandos.
Por respeito ao Negative e aos users da PTnet e do script, esses codes foram removidos.

Quando sai a versão 5.0 e o que esperas melhorar nela?
O script é uma espécie de "hobby", não é uma coisa levada "muito" a serio e como já não tenho o mesmo tempo disponível que tinha anteriormente, não me é possível estar constantemente a trabalhar nele. Mas tentarei corrigir os bugs que forem aparecendo, como se de um "produto" se tratasse, não me peçam muito mais do que aquilo que posso fazer actualmente pelo script, pois a minha vida esta em primeiro plano.
Se surgirem novas ideias que justifiquem o lançamento da versão 5, então ca estaremos para o lançar, mas ainda não ha datas previstas para tal acontecimento. É tudo uma questão de tempo.

Na tua vida pessoal estás a pensar seguir alguma coisa já planeada?
Não sou uma pessoa que gosta de planear o futuro, tento sim aproveitar as oportunidades que vão surgindo.

Consideras-te assim, com este script, uma pessoa famosa ou que, de alguma forma contribuiu para a PTnet e o desenvolvimento da rede?
Como já referi em cima, não procuro qualquer tipo de fama ou estatuto que possam vir do script, não sei se sou famoso ou não (irc), pelo menos não me considero, considero sim o Hybrid, como um script "conhecido" em PT. ;)
A PTnet é uma rede que tenta sempre remediar todas as falhas que nela estão contidas, e quando surgem scripts que explorem essas falhas, é lógico que as tentem arranjar, não sei se o Hybrid contribuiu para esse facto, mas o que parece é que a PTnet esta cada vez mais "segura" e menos tolerante.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado:  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Oct 2004, 18:33 
Nível 0
Nível 0

Registado: 05 set 2004, 03:41
HEHE Muito Nice :D como ja viram o Gajo é bacano e o script ainda é melhor por isso #Monster
Usem o script e aparecam no canal :D

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Oct 2004, 19:05 
Nível 1
Nível 1

Registado: 10 ago 2004, 20:27
Eu antes usava o hybrid mas depois quando se descobriu essa coisa dos codigos mudei de script, ( mudei po anaconda pk com o sybor disse era uma "epoca" de nukes e o anaconda era fixe, actualmente uso o eXtreme mas o hybrid tb é bacano :)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Oct 2004, 19:15 
Nível 0
Nível 0

Registado: 05 set 2004, 03:41
extreme nunca vi como é :X
dizem k é dos melhores mas nada bate Hybrid :D

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 19 Oct 2004, 19:10 
Nível 3
Nível 3

Registado: 18 ago 2004, 16:11
Vou ser sincero...

Não uso nenhum, apenas mIRC depois se preciso de alguma função faço-a eu, simples :D

Bunny is taking over the world, please help him.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 19 Oct 2004, 20:28 
Tudo muda com o tempo, e tambem assim mudou o anaconda. Hoje, anaconda não usa 'nukes' nem qualquer tipo de 'IRC War'. Antes de falarem vejam :)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 19 Oct 2004, 21:01 
Anonymous Escreveu:
Antes de falarem vejam :)

falamos de quê?
vamos ver o quÊ?
desculpa mas não percebi...

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 19 Oct 2004, 21:10 
"Eu antes usava o hybrid mas depois quando se descobriu essa coisa dos codigos mudei de script, ( mudei po anaconda pk com o sybor disse era uma "epoca" de nukes e o anaconda era fixe, actualmente uso o eXtreme mas o hybrid tb é bacano"

Anaconda entrou numa nova 'saga', chamada ns 'new series'
Está bem diferente dessa epoca de 'nukes' e 'IRC War'. Quando disse "antes de falrem vejam" referia-me a isso mesmo, antes de se falar de uma coisa convem saber se essa mesma coisa já sofreu alterações e só depois formular uma opinião.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 19 Oct 2004, 21:11 
Nível 6
Nível 6

Registado: 14 fev 2003, 13:52
O.o

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 19 Oct 2004, 21:19 
E apenas uma mera opinião.
Mas gostei da iniciativa das entrevistas. Foi uma ideia bem pensada e concebida

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG

Tópicos Relacionados
 Tópicos   Autor   Respostas   Exibições   Última Mensagem 
Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. Snake, autor do AnacønÐa script

[ Ir para páginaIr para página: 1, 2, 3 ]

SlAiD

21

9394

22 ago 2005, 01:33

Lazarus A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. kall, autor do eXtreme Script

[ Ir para páginaIr para página: 1, 2, 3 ]

SlAiD

25

13097

15 mar 2005, 08:09

LLPingu A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. aPx, autor do Central-Subtitles.com

[ Ir para páginaIr para página: 1, 2 ]

SlAiD

12

7470

16 jun 2005, 04:07

kelth A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. André Toscano, autor do dizquedisse.com

SlAiD

3

3834

28 abr 2009, 15:19

tania malheiros A ver últimas Mensagens

Não há Mensagens novas não lidas neste Tópico. raugusto, autor e dono de vários sites de SEO

SlAiD

4

3216

22 mar 2007, 20:18

Explosivo A ver últimas Mensagens

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído